LGPD e Covid-19: é possível conciliar proteção de dados e trabalho remoto?

Home office - LGPD e Covid-19 - é possível conciliar proteção de dados e trabalho remoto
Sem categoria

LGPD e Covid-19: é possível conciliar proteção de dados e trabalho remoto?

Uma das reações mais imediatas de boa parte das empresas à ameaça do coronavírus foi direcionar e incentivar o home office.

Porém, simplesmente pedir aos funcionários que levem um laptop para casa e continuem trabalhando normalmente não será suficiente. A produtividade pode cair e as empresas podem se expor a um ataque cibernético caro se os funcionários não seguirem os procedimentos de segurança, proteção e privacidade de dados.

Em primeiro lugar, para conciliar proteção de dados e trabalho remoto é preciso verificar se a equipe conhece as melhores práticas para se conectar aos sistemas e dados das empresas ao trabalhar em casa, de forma segura e produtiva.

A segurança é uma consideração importante, pois um ataque não só seria prejudicial e caro, mas poderia significar que as empresas estão violando regulamentações, como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Em segundo lugar, pergunte se a equipe tem as ferramentas certas para colaborar, não importa onde esteja.

Requisitos obrigatórios, a exemplo da LGPD, podem ser comprometidos caso as empresas não estejam preparadas para o trabalho remoto

Para muitas empresas, esse novo cenário será um teste de sua capacidade de fornecer aos funcionários as ferramentas e a infraestrutura para trabalhar remotamente de forma segura, mas é provável que muitos sejam considerados deficientes.

O relatório Workplace Productivity IT Insights, produzido pela empresa Britânica SCC, descobriu que mais de dois terços dos tomadores de decisão de TI acreditam que sua tecnologia está desatualizada e desprotegida.

As descobertas do relatório indicam que houve um aumento na demanda por trabalho remoto nos últimos dois anos, antes mesmo que os problemas atuais em torno da pandemia do COVID-19 surgisse.

Descobriu-se durante o estudo do relatório, mais algumas análises em torno dos desafios de tecnologia, verificando por exemplo, que a estrutura usada no escritório está atrasada em relação à TI usada em casa.

De fato, a produtividade no local de trabalho está no topo da agenda corporativa há algum tempo, mas é verdade que algumas empresas estão muito deficientes e com grande potencial de comprometer o não atendimento a requisitos obrigatórios, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O que pode gerar multas e até a inviabilidade do negócio em decorrência das sanções.

O local de trabalho moderno continua a evoluir e é vital acompanhar os avanços da tecnologia, principalmente neste momento em que o trabalho remoto e a proteção de dados se tornaram essenciais para muitas empresas.

Aplique práticas recomendadas de segurança e proteção de dados para o home office

Embora alguns funcionários tenham gostado da experiência de trabalhar em casa, muitos outros nunca trabalharam remotamente antes. Como tal, eles podem não estar familiarizados com o uso das melhores práticas de segurança e proteção de dados corporativa em casa.

A solução fundamental é garantir que os funcionários remotos tenham o conjunto adequado de ferramentas de acordo com as políticas da empresa. Essas ferramentas podem incluir, por exemplo, um cliente VPN e software de gerenciamento de dispositivo móvel.

Mesmo que o colega de quarto de um funcionário não trabalhe para a concorrência, ouvir uma previsão financeira sobre a empresa pode ser vazada casualmente em uma conversa de café com outros colegas e desconhecidos, o que pode comprometer a integridade da organização.

Observe que os novos funcionários que trabalham em casa, juntamente com aqueles que já trabalham remotamente, devem passar por este treinamento, além de ter acesso a estrutura tecnológica adequada.

Uso de aplicativos de engajamento não aprovados é um risco

Para que os funcionários trabalhem de casa de maneira sustentável, eficiente e produtiva, uma carga maior nos aplicativos corporativos deve ser suportada, incluindo CRM, RH e aplicativos de colaboração, além da conectividade com a rede da empresa.

Se a estrutura dos principais aplicativos dos funcionários remotos não respondem instantaneamente, da maneira como estão acostumados no escritório, é certo que eles criarão novas maneiras de trabalhar em casa, que normalmente são as não aprovadas.

A estrutura de proteção de dados e produtividade deve incluir aplicativos que devem ser testado e atualizados para uma carga de trabalho maior e remota.

Além disso, os funcionários precisam ser treinados para entender as práticas de segurança de funcionários remotos e aprender por que o uso de aplicativos não aprovados pode prejudicar os funcionários e seus empregadores.

Proteção de dados para um novo normal

Para oferecer suporte a proteção de dados em uma estratégia de trabalho remoto, as empresas precisam da tecnologia certa para atender às necessidades dos trabalhadores em Home Office, especialmente durante um ataque virtual. Os recursos de segurança são essenciais para garantir a continuidade dos negócios.

Apesar da proteção e continuidade de negócios fornecida pelas empresas internamente, a maioria das empresas não exige, por exemplo, que os funcionários remotos tenham um plano de backup em caso de ataque ou interrupção.

Algumas empresas devem reunir as melhores práticas para trabalhadores domésticos, evitando impactos que podem comprometer financeiramente a organização ou sua imagem diante do mercado.

Sobre a Ziva

Fundada em 2003, a Ziva é uma empresa 100% brasileira, dinâmica e de crescimento sustentado, especializada em prover soluções de infraestrutura de TI, voz, vídeo e serviços profissionais, que proporcionam tranquilidade para as necessidades de cada negócio.

Desde o desenvolvimento do projeto o fornecimento de equipamentos até a prestação de serviços especializados de instalação, configuração e outsourcing. Nosso portfólio apresenta um conjunto completo de soluções que viabiliza suas necessidades de TI e Telecom.